Mercado lácteo tem baixa de preços em plena entressafra
13 de junho, 2023
Mercado lácteo tem baixa de preços em plena entressafra
Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram desaceleração ao longo de maio. Mesmo com a entressafra, o consumo não segurou as cotações. O preço do leite no mercado Spot foi o mais pressionado, com os compradores dando preferência ao leite próprio de seus fornecedores. As importações continuam chegando em volume elevado, contribuindo com maior disponibilidade interna na comparação com o ano ado, o que tem enfraquecido as cotações. O volume de leite importado atingiu 648 milhões de litros nos primeiros quatro meses do ano. Para os preços, essa é uma baixa antecipada, já que a safra brasileira tende a crescer em maior intensidade somente a partir de julho.
Conseleites indicam queda nos preços
As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em maio, indicaram para recuo nos preços ao produtor. O mercado lácteo enfraqueceu ao longo de maio, devido a maior disponibilidade interna, com incremento das importações, e consumo fraco. Isso acabou impactando negativamente os preços.
Milho tem forte queda e mercado pecuário segue desacelerando
Nos mercados de milho e farelo de soja os preços registraram queda em maio, com destaque para o milho. O preço do cereal recuou cerca de 30% ao longo do mês, com maior volume de venda dos produtores, queda nos preços internacionais e expectativa de safra elevada no Brasil. No mercado pecuário as quedas também seguiram fortes, com praticamente um ano de recuo consecutivo na arroba do boi gordo. A fraca demanda interna e um menor volume de exportação na comparação com o ano ado acabou contribuindo para essa queda nos preços.
Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)