As complexidades da disputa comercial EUA-Canadá no setor de laticínios
22 de março, 2025
Nos últimos anos, a relação comercial EUA-Canadá tem sido escrutinada, particularmente em relação às exportações e tarifas no setor de laticínios. Essa questão complexa recentemente se tornou um ponto de discussão importante, depois que o presidente Donald Trump apontou que o Canadá impõe tarifas superiores a 200% sobre certos produtos lácteos dos EUA.
Embora as declarações do presidente Trump destaquem números gritantes, o contexto revela um quadro mais complexo. Essas altas tarifas não são imediatas. Elas entram em vigor somente depois que as exportações de laticínios dos EUA ultraam uma certa cota, negociada sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). Atualmente, os Estados Unidos ainda não atingiram essa cota em nenhuma categoria de produtos lácteos, com muitas categorias, como o leite, nem mesmo atingindo a metade do máximo de tarifa zero.
Posição dos senadores americanos sobre conformidade
Um grupo bipartidário de senadores, incluindo Tammy Baldwin, Roger Marshall e Joni Ernst, expressaram preocupações sobre a adesão do Canadá às diretrizes do USMCA. Apesar das novas disposições no acordo comercial, eles enfatizam que o Canadá continua a ficar aquém em permitir o ao mercado para produtos dos Estados Unidos. A carta dos senadores aos secretários de comércio e agricultura dos EUA instou o congresso a abordar essas "questões de longa data" que impedem as exportações de laticínios dos EUA.
"Historicamente, o Canadá falhou em cumprir seus compromissos de fornecer o ao seu mercado; esse continua sendo o caso mesmo com as novas disposições do USMCA. Além disso, o Canadá parece estar evitando as diretivas do USMCA projetadas para lidar com a exportação excessiva de proteínas a preços artificialmente baixos", escreveram os senadores em uma carta ao Representante Comercial dos EUA Jamieson Greer, ao Secretário de Comércio Howard Lutnick e ao Secretário do Departamento de Agricultura Brook Rollins. “Nas próximas negociações com seus colegas canadenses, particularmente aquelas relacionadas ao USMCA, pedimos que vocês abordem essas questões de longa data que prejudicam a capacidade dos Estados Unidos de exportar produtos lácteos.”
Os senadores observaram que os pecuaristas de leite no Canadá trabalham em um arranjo predeterminado, a fim de proteger o sistema de gerenciamento de suprimentos do país.
Na verdade, o setor de laticínios canadense opera sob um sistema rigidamente regulamentado, caracterizado por limites de produção (cotas), preços fixos e restrições de importação. Embora as mudanças recentes no acordo comercial visem facilitar o o, os legisladores argumentam que o Canadá explorou brechas para continuar suas práticas de distorção comercial. Um dos principais pontos de discórdia é a exportação de proteínas lácteas do Canadá a preços baixos, prejudicando os mercados globais cruciais para os EUA.
Resposta do setor a possíveis aumentos de tarifas
Becky Rasdall Vargas, da International Dairy Foods Association, reconhece de forma correta as altas tarifas do Canadá, observando que elas só são ativadas ao atingir as cotas de exportação designadas. Apesar dos esforços dos EUA, nenhuma cota foi cumprida, devido às medidas comerciais de proteção do Canadá, que entram em conflito com seus compromissos com o USMCA. Embora reconheça o progresso estabelecido pelo governo Trump, Vargas alerta contra uma guerra tarifária prolongada, pedindo uma resolução rápida para as questões protecionistas que prejudicam os produtores americanos.
“O setor de laticínios dos EUA é grato pelos esforços do governo Trump para responsabilizar o Canadá por essas medidas protecionistas. Ao mesmo tempo, uma guerra tarifária prolongada com nossos principais parceiros comerciais continuará a criar incertezas e custos adicionais para os pecuaristas americanos, processadores e nossas comunidades rurais. Instamos o Canadá e os Estados Unidos a negociar uma resolução para essas questões – tanto as barreiras comerciais do Canadá às exportações de laticínios dos EUA quanto as tarifas – o mais rápido possível”, disse ela em um comunicado à imprensa.
O discurso em andamento entre os EUA e o Canadá significa uma necessidade crítica de negociações diplomáticas para resolver essas barreiras comerciais. O impacto dessas questões se estende além das tarifas, afetando produtores de leite, processadores e comunidades rurais americanos.
Fonte: Dairy Herd Management
Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite
Disponível em: www.dairyherd.com/news/business/us-canada-dairy-trade-dispute-unraveling-complexities