Pare de olhar para a Taxa de Prenhez das Filhas!
19 de janeiro, 2025
Sim, eu disse isso, e aqui está o motivo. Eu não sei se existe um índice que é mais superestimado do que a Taxa de Prenhez das Filhas (DPR)1 e, ao mesmo tempo, tão pouco confiável e instável.
Por exemplo – na rodada de provas deste último dezembro – em média, todos os animais tiveram uma queda de -0,3 pontos na DPR. Isso foi apenas em uma única rodada de provas, sem ajustes ou revisões. Com os ajustes que virão em abril, a DPR está na verdade subindo. Isso indica que, em todos esses mais de 5 anos focados em reprodução com base na DPR, tivemos progresso genético negativo. E, no entanto, um índice como a Taxa de Prenhez das Vacas (CCR)2 melhorou, o que indica que o rebanho nacional teve progresso genético positivo em fertilidade.
Alguns criadores, e até mesmo países inteiros, traçaram uma linha e decidiram não usar touros com DPR negativo. Eu entendo a ideia de estabelecer parâmetros, mas – da forma como essa característica muda como um ioiô – ela não deveria ser usada como referência na indústria.
Não me interpretem mal, eu entendo completamente o conceito por trás do índice: se usarmos touros positivos, teremos vacas mais férteis. Mas, para mim, não posso confiar em algo tão instável e acredito que, na verdade, estamos focando na característica errada.
A instabilidade do DPR parece estar relacionada à forma como ela é calculada. Ela não é calculada com base na realização de um acasalamento e na verificação de uma prenhez. Pelo que eu entendi – e, por favor, me corrijam se eu estiver errado – a DPR é calculada com base no tempo. Então, após um certo período, se uma vaca ainda não estiver prenha, isso conta negativamente para a DPR dela. Mas talvez ela nem tenha sido inseminada ainda porque é uma vaca muito produtiva...Como ela poderia estar prenha se ainda nem foi acasalada?
E o que devemos usar, então?
Boa pergunta! Dois índices: se você usa o sistema dos EUA, olhe para a Taxa de Prenhez das Vacas (CCR), ou – se usa o sistema canadense – olhe para Fertilidade das Filhas (Daughter Fertility)3.
Como a DPR é um índice americano, farei a comparação com a CCR. A Taxa de Prenhez das Vacas, conforme definido pelo CDCB, é calculada com base na inseminação real de uma vaca e na verificação se ela ficou prenha ou se voltou ao cio. CCR não é baseada em tempos de espera ou quando um cálculo determina que ela "deveria" estar prenha, mas em dados reais de inseminação e prenhez.
Exemplos
Um ótimo exemplo disso é o touro LIONEL (da raça Holandesa). Ele tem uma DPR de -4,4 mas apenas -0,3 de CCR.
Por que essa grande diferença? Bem, ele tem quase +3200 libras de leite, então – muito provavelmente – os proprietários dessas vacas permitiram que elas produzissem leite por mais tempo antes de decidirem inseminá-las, já que eram excelentes produtoras.
E, quando decidiram inseminá-las, elas ficaram prenhas. Mas o cálculo da DPR não gosta desse “Período de Espera Voluntário”, pois "acha" que elas já deveriam ter sido inseminadas. Enquanto isso, o cálculo da CCR só se preocupa com o fato de terem sido inseminadas e o resultado dessa inseminação, não em que ponto da lactação elas deveriam ter sido inseminadas.
Se os argumentos até aqui ainda não forem suficientes para abandonar a DPR, aqui vai mais um: a associação Holstein USA tem um índice chamado Fertility Index. Esse índice considera vários traços relacionados à fertilidade. No entanto, em agosto, eles reduziram substancialmente a importância/peso da DPR (de 0,4 para apenas 0,1), enquanto aumentaram o peso da CCR (de 0,1 para 0,4). Ou seja, a indústria já começou a substituir a DPR pela CCR.
Então... se você é "aquela pessoa" que comenta em todo post de touro perguntando: "Qual é a DPR dele?", está na hora de mudar para um índice mais útil, como CCR ou Daughter Fertility.
Por favor, verifiquem as informações deste post. Há muitas pessoas muito mais inteligentes do que eu nesse assunto, e fico aberto a comentários ou perguntas. Se eu não souber a resposta, entrarei em contato com quem souber. Se eu disse algo incorreto, corrijam nos comentários. Está na hora de termos essa discussão publicamente para que criadores de todo o mundo entendam esse índice.
Escrito por Dann Brady
Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite
Disponível em: https://www.facebook.com/dann.brady
Notas
1 - DPR ou Daughter Pregnancy Rate é a Taxa de Prenhez das Filhas. Esse índice genético é usado para medir a capacidade de prenhez das filhas de um touro específico. A DPR indica a probabilidade, expressa em porcentagem, de uma vaca entrar em prenhez durante um período de ciclo de 21 dias após o início da lactação. Ele está diretamente relacionado ao intervalo entre partos. Cada aumento de 1 ponto na DPR equivale a aproximadamente 4 dias a menos no intervalo entre partos.
2 - CCR ou Cow Conception Rate é Taxa de Concepção de Vacas. Esse índice mede diretamente a taxa de sucesso de inseminações realizadas em vacas, ou seja; a probabilidade de uma vaca ficar prenha após cada inseminação. A CCR mede a taxa de concepção real por inseminação.
3 - Daughter Fertility (Fertilidade das Filhas) é um índice genético utilizado para avaliar a habilidade de reprodução das filhas de um touro, mas com foco em um conjunto mais amplo de fatores relacionados à fertilidade. A Daughter Fertility avalia não apenas a taxa de prenhez, mas também fatores associados à fertilidade, como intervalos entre partos, facilidade de concepção e manutenção da prenhez ao longo da vida produtiva.