Aumento da taxa de prenhez amplia produtividade em até mil litros de leite por ano
10 de dezembro, 2023
Uma simples mudança no manejo reprodutivo das vacas pode representar um crescimento de produtividade de até mil litros de leite por ano para o produtor rural (por cada vaca). Essa e muitas outras informações foram compiladas na pesquisa do programa Concept Plus, realizada pela Alta Genetics, que analisou dados de 587 fazendas e mais de 210 mil animais, entre vacas e novilhas.
Segundo os números da pesquisa, a maior taxa de prenhez (24%) é apresentada quando o manejo reprodutivo é feito de forma semanal. Quando é feito quinzenalmente cai para 21%, já quando é mensal o número não ultraa 18%. “Aumentar até mil litros de leite por ano, significa muito mais dinheiro para o bolso do produtor. A conta fica ainda melhor quando é feita a multiplicação pelo número de vacas do rebanho”, comenta o Gerente Técnico de Leite da Alta, Tiago Ferreira.
Trata-se de uma oportunidade para produtores de todo o Brasil, que podem aumentar seus lucros a partir de uma pequena mudança, é o que afirma Ferreira. “Inseminar ajuda a aumentar e muito a rentabilidade no rebanho, e o melhor, é algo que pode ser implementado facilmente. Não é preciso nenhuma grande mudança para fazer essa virada acontecer”, explica.
Os números da pesquisa foram coletados a partir da análise de dados de 587 fazendas, localizadas em nove Estados brasileiros. Mais de 210 mil animais, entre vacas e novilhas, foram alvos do estudo que teve início em 1º de julho de 2022 e foi finalizado em 30 de junho de 2023.
Fonte: Revista Leite Integral